A Tenebrosa Abertura de The Walking Dead

Há quatro anos The Walking Dead atrai milhares de fãs no canal AMC, além de ser hoje uma das séries mais assistidas da TV a cabo. Desenvolvida por Frank Darabont e baseada na série de quadrinhos de mesmo nome por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard, conta a história de um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, e um grupo liderado por Rick Grimes (Andrew Lincoln) que faz de tudo para sobreviver em meio desde caos.

Uma de suas grandes características, além, claro dos seus nojentos zumbis é sua já marcante e dramática abertura. Embalada pela composição instrumental composta por Bear McCreary, os créditos iniciais da série sempre tiveram como plano de fundo o ar do apocalipse que tanto caracteriza a série.



Nas duas primeiras temporadas, a abertura se manteve quase inalterada. O tom azulado é utilizado para mostrar diversos pontos de Atlanta – local onde se passa a maior ação da trama. Os nomes de Andrew Lincoln, John Bernthal e Sarah Wayne Callies aparecem aqui junto com os retratos de seus personagens, dando um destaque para o trio que encabeçou a maioria das histórias nestas respectivas temporadas. De fundo, para os outros nomes creditados, vemos o trailer de Dale, as ruas desertas de Atlanta, o hospital onde Rick acorda na primeira temporada, além do famoso caminho que seu personagem passa no piloto a cavalo.



Já na terceira temporada, há uma completa mudança na abertura. Apesar de o tema continuar o mesmo, a mudança de cenário dos personagens, leva a abertura a se enquadrar nas histórias contadas a partir daquela temporada. Portanto, locais por onde os personagens passaram ou passarão se tornam plano de fundo para os nomes creditados, em um tom mais cinza e amarronzado. A famosa prisão do governador também é introduzida na abertura, uma das ambientações mais usadas em The Walking Dead nesta temporada.

Muitos dizem que na abertura da terceira temporada há várias mensagens subliminares, que entregavam os destinos de alguns personagens como o nome de Sarah Wayne Callies e Laurie Holden perto de uma bala remetendo a morte, o nome de Norman Reedus entre duas flechas que simbolizaria o reencontro com seu irmão, mas claro que há nomes apresentados com imagens aleatórias…

Na quarta e atual temporada, a abertura se manteve intacta em relação a terceira, tendo apenas alteração dos nomes creditados.



Há quem goste tanto da abertura, que consegue imaginar outras séries tendo aberturas no mesmo estilo. Uma que se tornou bem famosa, graças a uma matéria do Zap2it foi a abertura de um fã feita para Community. Apesar de as temáticas serem completamente opostas, ficou engraçado de ver a abertura da comédia igual a de The Walking Dead. Vale a pena conferir: